sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Licença maternidade

Ainda nem  começou minha licença-maternidade e já estou com pena de deixar o Pedro em casa para vir trabalhar. É que tinha esperança que a empresa aderisse à licença de seis meses, mas não aderiram.
Ou seja, aos quatro meses, vou ter que voltar ao trabalho, deixando o meu filhinho sozinho boa parte do dia.
E somando-se a isso o fato de que ainda não sei quem vai ser realmente a babá dele, tá pintando uma insegurança de deixá-lo assim. Então, por mim, eu entrava de licença no dia do parto, mas não aguento mais do que uma semana de trabalho e ainda tenho umas coisas para resolver antes dele nascer.
É uma  pena que a empresa não tenha aderido, eles não teriam o benefício fiscal aplicado à  extensão da licença, nem  faz parte da política da empresa  (que devo confessar é  predominantemente masculina). 
Só restará a mim aproveitar estes quatro meses para deixar meu filho o mais confortável possível, bem amamentado e amado, para depois voltar ao trabalho (com o coração fora do corpo, lá naquele quartinho azul).

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

8 meses - 36 semanas

Oba! Hoje completo as 36 semanas, ou 8 meses! IUHUUUU! Já posso começar a contagem regressiva.... Hoje tenho exame com o obstetra, vou começar a vê-lo toda semana. Agora pode-se dizer que Pedro está mesmo chegando.
Na sexta fizemos um ultrasson 4D, muito legal. Ele estava com a mão na boca, mas conseguimos uma "foto" muito linda dele. Eu acho que ele vai parecer com a Gabi. Tomara né?
Estas são as boas notícias.
....
A má notícia é que a babá dele me ligou hoje bem cedo para dizer que quebrou o braço...ou seja, 30 dias de gesso e mais uns bons dias sem conseguir levantar peso.  Significando que o Pedro nem nasceu e já vai trocar de babá....ô odisséia. E lá vamos nós a procura de outra.
....
Ainda não tenho nada lavado. E ainda falta instalar o som no quarto dele.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Vovó Bebela

Vovó Bebela faria hoje 100 anos. A gente sempre dizia que no aniversário de 100 anos dela faríamos uma  festa de arromba, porque sempre acreditamos que ela duraria para sempre. Não  durou. Foi-se há longos sete anos, num domingo em que eu não estava presente, pois morava em outra cidade.
Ela formou uma famíllia enorme, cinco filhas, não sei quantos netos e bisnetos e nove tetranetos. Meu avô tinha uma foto de um neto lhe entregando um neto (meu neto me dá teu neto). Foram casados por 65 anos. 
Ela amava coca-cola, todo dia bebia um copo no almoço. Nunca foi de muitas posses, mas no seu bolso a gente sempre encontrava  um chocolate quando ela chegava lá em casa. Morava muito longe e não tinha carro, mas isso não a impedia de  ir me visitar a cada resfriado, febrinha, ou saudade mesmo.
Ela se gabava de enxergar sem óculos, de poder andar sozinha, não queria dar trabalho. Qualquer dorzinha ela resolvia com um dorflex e pronto.
Depois da queda que lhe quebrou o fêmur, ficou acamada e não se levantou mais. Foram 93 anos de muita vida.
Eu ainda sinto o cheiro da sua casa, antiga num bairro antigo de Fortaleza, e sou capaz de sentir também o cheiro da galinha e da paçoca que ela fazia aos domingos para a gente almoçar. Adorava ir lá passar o  dia, brincando de casinha com ela, passeando a pé pela vizinhança.
Depois que fiquei mais velha, ela sempre dizia: eu queria estar viva para ver sua formatura. E viu. Queria estar viva para ver isso e aquilo. E viu muita coisa.
Ela disfarçava para os outros netos que eu era a preferida. Depois da queda, resolveu assumir. Ela é a preferida e pronto. Não escondia de ninguém. 
Tenho muita saudade dela, muita mesmo.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

2 anos e 5 meses

Hoje a Gabriela completa 2 anos e 5 meses. No primeiro ano dela, comemoramos todos "mesvesários", com bolo, docinho, balões, alguns enfeites que a avó dela comprava no centro. Todos devidamente registrados em fotos.
Depois do primeiro aniversário, passamos a comemorar mais esporadicamente. O último que fizemos foi o de 1 ano e 6 meses, com direito a chamar avós, padrinhos e primos.
Hoje não teremos nada, provavelmente no mês que vem, vai depender do dia do nascimento do Pedro  e da  minha disposição para bolos e fotos.
Mas eu adoro comemorar. E porque não? Tão bom!
Só deixo registrado então no "diário virtual" o meu amor de mãe por essa bonequinha linda.
Eu te amo muito, minha filha, estarei sempre do seu lado.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Feriadãaaaaaao

Ê coisa boa é um feriadão desses quando se está bem cansada e doida para curtir a casa, dormir, descansar, passear, etc. e tal.
Então o balanço do carnaval da Gabriela (até agora): Baile Infantil de Carnaval na segunda (com direito a fantasia de Ariel, muito confete no cabelo e muitas crianças da escolinha dela), Beach Park no domingo e terça (com banho de mar, brincadeiras na areia, bolinha de peixe e muitas dorminhocas depois de chegar em casa, porque praia dá um sooooninho), acordar e ir pra cama dos pais ficar rolando e conversando besteira, dando beijos e carinhos sem ter fim, tomar café na padaria (um dos programas preferidos da Gabriela) e de resto não fazer absolutamente mais nada, o que foi BOM DEMAIS.

Arrumando a mala

Eu assino aqueles boletins que falam da gravidez semana a semana e há umas três semanas todos vêm dizendo para arrumar a mala. Eu achava muito precipitado, mas decidi que ia dar o pontapé inicial nessa tarefa durante o carnaval.
Ontem chamei a mamãe aqui em casa para ela me ajudar nesta missão.
Separamos minha mala e a do Pedro. Na dele, coloquei: cinco conjuntos de saída de maternidade (que são o body, a mantinha, alguns com luva pezinho e meia), um pacote de fralda RN, uma pomada para bumbum, o livro de recordações, uma manta para sair do hospital, uma outra para cobrir o berço do quarto.
Na minha coloquei quatro camisolas (vantagens do segundo filho e de ter irmã e cunhadas que já tiveram filho), as coisas de higiene, um chinelo. Para mim faltam as calcinhas, sutiãs e cintas, que estão sendo lavadas.
Ainda falta a máquina fotográfica e a filmadora. Ah, e as lembrancinhas da maternidade (que vão ficar a cargo da cunhada artista e confeiteira).
Já foi um bom começo. Amanhã volto pro trabalho e a correria recomeça. Fiz um check-list das coisas que faltam para ele, mas é pouquinha coisa... ainda bem.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Carnaval

Finalmente o feriadão que eu tanto esperei! Completando 35 semanas amanhã, manda a prudência que eu permanecesse na minha residência, até porque meu obstetra está viajando e prometi a mim mesma ficar bem comportadinha esperando a volta dele.
Também fiz um check-list de coisas para arrumar e organizar das coisas do Pedro.
E também fiz uma promessa ao maridão de não olhar pro relógio nestes quatro dias, porque a gente é meio "on-time" demais.
Tenho sentido mais fome (de doces) nestes dias, vou tentar me segurar, para ver se mantenho os elogios da consulta anterior, mas tem um musse de chocolate com maracujá aqui em casa que tá difícil de resistir. Maridão percebeu e tem me dado uns puxões de orelha, que não estão adiantando muito...
Estamos aproveitando para inaugurar oficialmente o carrão novo, tipicamente carro de mãe: com seis lugares, sendo 2 para cadeirinhas, 2 para papai e mamãe e 2 para acompanhantes (babás, avós, tios, etc.). Muito legal. Estamos gostando.
35 semanas!!!!!!!Tá pertinho, depois do carnaval, começando o ano oficialmente, terei poucos dias para arrumar lembrancinhas, mala da maternidade, finalizar os últimos projetos, deixar tudo arrumadinho para deixar de "esperar" e RECEBER O PEDRO!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Carnaval

Finalmente resolvemos levar a Gabi para o pré-carnaval, que em Fortaleza é bem mais animado que o próprio carnaval em si. Fomos para um mall que ia ter o bailinho infantil. Gabi foi fantasiada de Princesa Bela, toda linda.
E acabou ganhando um prêmio de fantasia e animação, entre 1 e 5 anos! Que legal! As meninas que estavam organizando ficaram loucas por ela, queriam tirar foto, queriam abraçar. Ela pulava tanto de alegria, principalmente quando viu o presente que ganhou! Ficou tão feliz!
Já começou a ficar feliz na chegada porque lá estavam a Minnie e o Mickey (outro dia a gente estava assisitindo um filme do Mickey e ela me pergunta: Cadê a Minnie, mamãe, eu gosto tanto dela....). Aí foram pulos e gritos de felicidade.
Encontramos uma amiga da mesma sala, outro motivo de felicidade.
E no final, ainda comeu um queijinho assado junto com o jantar, para sua felicidade ser geral!

Cansada

Ai como fez calor nesse final de semana!!!! Meu Deus do céu! Aqui em  Fortaleza é quente, mas assim já está demais.
Ontem a sensação que eu tinha era de que não tinha descansado nada no final de semana, porque me sentia cansada e, pela primeira vez, um pouco inchada.
O ar-condicionado não dá mais conta de tanto calor. Minha vontade  era passar o dia no 18º do ar-condicionado! Mesmo com tanto calor, conseguimos ver uns amigos, levamos a Gabi para passear, resolvemos umas coisitas do quarto do Pedro. Tudo, como dizem aqui no Ceará, no "ventilador no 3"!!!!!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Arrumando o quarto

No domingo comecei a arrumar o quarto. Tirei todas as coisas de dentro das sacolas, coloquei as fraldinhas de pano nas gavetas, as toalhas, os lençóis, as roupinhas nos cabides.
Tirei também o bebê conforto e o moisés dos plásticos (eram os da Gabi), vão para lavagem e manutenção.
Arrumei as mamadeiras e outros itens de higiene nos seus devidos lugares, arrumei as coisas de banheiro e área de serviço (banheira, balde, bacias, panos de chão).
Vi que ainda falta tábua de passar, varal, ferro de passar, pregadores.
Falta também  arrumar a minha mala e a dele (acho que ainda vou precisar de mais uma ou duas saídas de maternidade).
Quanto às minhas coisas, acho que tenho tudo: as camisolas, sutiãs de amamentação, calcinhas e cintas. Falta lavar e arrumar,  claro.
Vou com calma, espero que no carnaval eu conclua tudo.
A babá da Gabi ficou doente, só vem hoje depois do almoço. Então desde ontem à tarde estou cuidando dela direto: banho, dar jantar, colocar para dormir, colocar no troninho, levar pra escola. Seria tudo maravilhoso, não fosse o detalhe do barrigão de 33 semanas.... Ufa!
Quando fico direto com ela assim, noto a mudança de comportamento: menos birra,  menos choros à toa. Quando estou com ela por pouco tempo, claro, aparece a vontade de chamar minha atenção.
Espero que a licença maternidade do Pedro também sirva para ajudar a Gabriela a passar esta fase. Minha meta é ter um tempo para ela todo o dia. Quando ela estiver na aula ou dormindo, sou toda do Pedro. Quando ela estiver acordada, sou dela.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Volta às aulas

Gabriela voltou às aulas hoje. Fomos deixá-la debaixo de chuva, mas o trânsito estava bom e chegamos até antes da hora. Na hora de estacionar já notamos a diferença entre a manhã e a tarde. De manhã é beeemm mais lotado, claro. Mas, tudo bem. Chegamos, fomos para a sala, ela reconheceu logo o amiguinho Miguel e já foi logo brincando. Antes encontrou a antiga tia, a Dani, deu uma vontadezinha de ficar brincando com ela, mas que foi logo despistada pela nova tia Neide.
Na hora da despedida, também tudo tranquilo, me mandou um beijo de longe.
Quando a gente ia saindo, a sala recebe a visita ilustre da Zazá, a tartaruga de estimação da escola. Pronto. Foi o que bastou para que se abrisse aquele sorrisão da Gabi. E tudo bem!
Na hora de ir buscá-la, também tudo tranquilo, já comecei a reconhecer as novas mães, mas como cheguei cedo, vi poucas. Terei todo o ano para fazer isso.
Na sala dela tem uma menina especial, que precisa de cuidados exclusivos, então a sala tem três pessoas ajudando. Vai ser importante para as crianças aprender a conviver com as diferenças.