quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Carnaval no Ideal

Sábado fomos pro carnaval no Ideal Clube. Para crianças. Foi divertido porque a Gabi estava com uma fantasia linda e realmente estava "se achando"! E realmente ela estava linda. A diversão maior foi brincar com os confetes. Era um tal de jogar confetes pelo chão, depois apanhar e colocar no saco de novo, jogar de novo. Até dançamos, mas os confetes fizeram mais sucesso. E a fantasia também.



segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Amor pelo irmão

Essas eu tinha que registrar...
...
Gabi ganha uma bolinha de sabão. Fica felicíssima e sai fazendo bolinhas pela casa. Pedro se assusta e começa a chorar. Identificamos que ele ficou com medo das tais bolinhas. Eu aviso: Gabi, faça bolinha longe do Pedro porque ele ficou com medo. Passados uns minutos, a vejo correndo para o banheiro. O que foi, Gabi, eu pergunto. Ela abre a torneira, derrama tudo e diz: não vou mais fazer bolinha porque o Pedro teve medo. E jogou o presente novinho todo pelo ralo.
...
Gabi tem um cofrinho já bem cheio e, de vez em quando, ela quer abrir para gastar o dinheiro.
Lá vem a Gabi com o porquinho (cofre) toda feliz da vida.
- Vamos abrir, mamãe?
- Mas, Gabi, você não está precisando de nada!
E ela abre os olhos bem feliz e diz:
- Já sei, vamos comprar uma bicicleta pro Pedro! Porque ele não tem!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Consulta com a Oftalmo

Hoje foi o dia dos posts sobre consultas! Ufa!
Depois do pediatra, fomos direto para a oftalmo, para a famosa medição do grau.
Ontem, devido ao resultado inalterado do Teller e às nossas dúvidas e angústias de pai e mãe, o maridão telefonou para nosso amigo médico, da mesma turma da oftalmo. Ele, então, telefonou para ela, externando sua (e nossa) preocupação com o estado do Pedro, etc. etc. etc.
Resultado: ao nos ver, ela foi logo dizendo (brincando) o que nosso amigo era do Pedro! Acho que esse telefonema foi a pista para que ela visse nossa angústia e nos desse uma aula sobre a situação do Pedro.
Resumindo:
- Ele está bem, dentro do problema dele. O fato do Teller não ter se alterado realmente indica que o grau deve ter mudado (e realmente mudou).
- Ele nunca vai ter a visão do olho direito "normal", ou seja, livre de algum problema. Ela deixou claro que sempre haverá uma predileção pelo olho esquerdo, assim como nós temos uma mão predileta (destros ou canhotos). Sendo que no caso do olho é mais complexo, porque envolve ligações do cérebro e estímulos desde o nascimento (que ele perdeu alguns devido à catarata).
- O tratamento é esse mesmo? Sim, não há nada a mais que possamos fazer. O uso do tampão é fundamental, e o total de quatro horas deve ser seguido e para a idade dele é suficiente. O total de sessões de fisioterapia também é suficiente.
- Existe algo mais a fazer? Não. Nem aqui, nem no Japão nem nos Estados Unidos (palavras dela). O tratamento é esse.
Ela mediu o grau sem sedação, graças a Deus. Ele estava ótimo, apesar de cansado. Deixou que ela medisse o grau, com um bom grau de satisfação (para a máquina).
À tarde, após a fisioterapia, ela mediu novamente. Mesmo resultado.
Agora é correr para a ótica, pedir nova lente pro meu Pepê lindo coisa mais fofa e amada dessa vida da mamãe!!!! Ninguém tem ideia do alívio que estou sentindo nesse momento...

Consulta ao Pediatra

Hoje teve consulta com o pediatra. A consulta mensal de rotina.
Pedro, como sempre, super bem.
Peso: 11,25 kg (eu tive que subir na balança com ele, já que ele não ficou quieto na balança dos bebês)
Altura: 77,5 cm.
Sabedoria: tudo bem! Só quer que ele venha andando na próxima consulta! Brincadeiras à parte, está tudo ótimo com ele. Mais uma vez, ele se comportou bem demais! Nada de estranhar, nada de chorar.

Da importância de cuidar

Marcamos uma consulta com a oftalmologista no mês passado, por sugestão da minha irmã. Nessa consulta, a oftalmo constatou a necessidade de um colírio para aumentar a dilatação da pupila do Pedro. A usar duas vezes por semana. Duas semanas após, ao encontrar com o Pedro, minha irmã se assustou. A pupila estava dilatada demais! Como ela é médica, viu logo. Eu, apesar de ser a mãe, nem desconfiei. Corremos na oftalmo, que pediu para suspender o colírio.
Essa historinha é só para dizer da importância de observar nossos filhos. É fundamental que nós, pais ou tios ou amigos ou quem quer que ame a criança, estejam atentos. Sempre atentos. Porque por mais que confiemos nos profissionais, seja o pediatra ou a oftalmo, sempre precisamos de acompanhamento, da observação.
Do cuidado. E só o amor é capaz desse cuidado.
...
Depois desse episódio, ficou marcada para hoje uma consulta com a oftalmo, para aferição do grau. Foi necessário, então, refazer o teste Teller (aquele das placas cinzas que medem a acuidade visual). Não houve alteração do teste passado, ou seja, provavelmente há necessidade de interferir no grau mesmo do Pedro. E também porque ele anda muito, mas muito irritado com o tampão e com o óculos.
Fiquei muito aflita com o resultado inalterado do Teller. Para mim, esse teste é fundamental, porque mede a capacidade de "ver" do Pedro. Ou seja, o quanto ele utiliza o olho, o quanto ele é capaz de desenvolver a visão no olho direito, porque é fundamental nesse início de vida que ele desenvolva essa visão.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

11 meses!

Pedro fez onze meses! Entramos definitivamente na contagem regressiva para o primeiro aniversário!
Comemoramos no domingo, com o tradicional bolo com parabéns.
Ele está lindo, cada dia mais. Deixamos ele à vontade, solto, brincando, sorrindo, todo arrumado.
Feliz. Ele é definitivamente uma criança feliz.
Últimos desenvolvimentos:

  • Bem, nesse caso não é bem um desenvolvimento, tomara que seja uma fase. Tem acordado à noite, faz uns 10 dias. Acorda e demora a dormir de novo. Às vezes toma leite. E dorme. Às vezes não. Já pensamos ser um pico de desenvolvimento ou os dentes. Ou energia demais. Às vezes deixamos ele no berço, até ele pegar no sono de novo. 
  • Começou a comer comidinha quase sólida. Arroz (bem cozido), com carne ou frango desfiado, feijão e purê. Adeus aquelas sopinhas...
  • Continua amando todas as frutas possíveis.
  • Está também numa fase de odiar o tampão e óculos. Arranca super mega rapidamente o tampão e até tem se machucado de tanta força na hora de tirar. Em casa mudamos pro microporo. 
  • Teve a primeira virose, com dois dias de febre, mas se recuperou muito rapidamente. 
  • Manda beijos, muitos beijos.
  • Continua alucinado pelo pai.
  • Adora ver a Gabi brincando, dá altas gargalhadas. 
  • Quando está em apuros, chama mamã, mamã. Como que um pedido de socorro. 
  • E briga com a babá quando ela não o deixa fazer o que bem entende.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Backup de fotos

Hoje fiz backup de fotos do Pedro. E olha que eu ainda revelo fotos, coisa que pouca gente faz hoje em dia! Gravei tudo em um DVD e depois passei pro laptop, computador do trabalho e de casa. Estou organizando mês a mês, assim como faço com o restante das fotos. Ele tem muita foto! Como ele cresceu nestes quase onze meses! Agora só quer ficar em pé, arrisca algumas palavras balbuciadas, tem seus "quereres" e suas preferências. Um menino-bebê!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Brincar na madrugada

Faz uns três dias que o Pedro acorda pra brincar na madrugada. Uma espécie de insônia bebezística, que afeta pai, mãe e babá! Afinal, ele quer brincar, não quer ficar no berço, não tem livro pra ler, filme pra assistir ou algo sério pra pensar e lhe cansar até chegar o sono. Ele simplesmente chora e quer colo! Ora, ora!!!!
E fica felicíssimo de contar com três pessoas tão legais como nós, pobres coitados que ficamos acordados junto com ele. O detalhe é que nós estamos sim, mortos de sono...
De ontem pra hoje, ele acordou às 1:30 e só dormiu duas horas depois. Sempre que ele dava aquele cochilo, a babá colocava no berço e aí.... uéééééééé!!! Quero colo, traduzindo... Na última chance dada por ela (que sempre conversa com ele como se fosse um adulto e até acho mesmo que ele entende), ele acabou por dormir mesmo.
E não dá, mesmo assim, pra ficar chateada com ele, obviamente.
Porque além de ser bebê e não ter nada a ver com nosso sono ou se a gente tem que acordar pra ir pra academia, ele ainda acorda com o sorriso mais simpático deste e de outros mundos e deixa  a gente completamente.... der-re-ti-da!!
Vamos ter uma conversa séria, de adulto pra bebê e, se Deus quiser, isso vai passar rapidinho! Vai ver ele está preocupado com alguma conta pra pagar, alguma prova pra estudar, alguma gatinha que não tá fácil de conquistar, sei lá. Só com bom humor!!!!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Conquistando...

Gabi está conquistando a babá do Pedro. Antes, as duas pareciam se estranhar, ela tentava se aproximar da Gabi, mas não era correspondida. Não entendia bem o porquê. Achava que a Gabi tinha ciúme dela com o Pedro ou coisa parecida.
Agora, depois de um tempo, vejo as duas se acertando. Ontem ela trouxe um DVD para a Gabi de presente. Ela amou! Assistiu duas vezes e ficou dizendo pra todo mundo que tinha ganho esse tal DVD. Vejo também que a própria babá está gostando mais dela. Acho que o tempo é mesmo o senhor da razão. Porque as duas estão se dando bem melhor.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Comer, comer, é o melhor para poder crescer

Alimentação é um caso à parte para o Pedro. Não no mau sentido, mas no melhor deles.
No começo, ele relutou muito a gostar das papinhas salgadas. Pelo menos enquanto ele amamentava.
As papinhas doces sempre foram muito bem aceitas. Ele gosta de praticamente todas as frutas, à exceção de laranjas e tangerinas, que identificamos como sendo causa de alergia para ele. Em breve, tentaremos de novo as duas. Ah, também não se deu muito com kiwi, ficou com uma alergia nos lábios.
Lá pelo sétimo mês, um belo dia, ele resolve comer papinhas salgadas sem preconceitos. E vem sendo assim desde então. Ele come duas por dia, uma no almoço e outra no jantar. Sempre variamos peixe, frango, carne, fígado. Com arroz, feijão, macarrão, macaxeira, batata doce, lentinhas, grão de bico. E ele sempre gosta de tudo. No almoço damos sobremesa, mas no jantar não. Sempre alguma fruta.
Ele também faz dois lanches, no meio da manhã e da tarde. Variamos sucos de frutas, com fruta amassada ou fruta batida com iogurte natural sem açúcar.
Das frutas que ele come: pêra, uva (suco), mamão, melancia, abacate, pêssego, nectarina, abacaxi, manga, maçã, banana.
No café da manhã, fruta batida com leite.
E o leite na mamadeira só na hora de dormir.
E assim passou-se um dia na vida dele, sempre bem alimentado e nem por isso acima do peso. Muito pelo contrário, eu o considero um bebê "em forma", nada daquelas dobrinhas excessivas, só as bochechas, mas aí já é uma outra história!!!!

Felicidade aos 6 meses e aos 3 anos


"Um estudo norueguês publicado recentemente mostrou que mães são mais felizes quando os seus filhos têm seis meses do que quando chegam aos três anos. É um assunto bastante polêmico porque o conceito de felicidade é subjetivo e envolve muitas variáveis." 
Roubei esta frase do blog Projetinho de Vida, da , e o texto dela é super parecido com o que estou passando aqui em casa, que já foi motivo de posts anteriores. 
Ao mesmo tempo em que o Pedro está delicioso, numa fase fácil de conviver e de lidar, a Gabi está nos desafiando a cada dia. Ela chora muito quando estou com ela, esperneia, não quer tomar banho, não quer comer, não quer nada. 
A relação dela com o Pedro não se alterou, ele consegue tudo com ela no maior bom humor, mas comigo é uma luta. Pelo menos eu me senti menos culpada, porque vi outras pessoas passando pela mesma situação....Ai, ai, ai. 

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Primeiro dia de aula

Uma das cenas preferidas da Gabi é do filme Procurando Nemo, quando ele vai acordar o pai para o primeiro dia de aula. E foi assim que nos sentimos hoje: felicidade total no primeiro dia de aula!
Ela acordou cedo, tomou banho, ficou linda e depois tomou seu café.
Fomos felizes da vida para a escola, de volta àquela rotina que amamos!
A professora chama-se Karine, estamos avaliando, porque ela é novata... Gabi ficou sem problemas, afinal encontrou os amigos de sempre, que ela vivia dizendo estar com saudades. Depois que chegou o primo Lucas, melhor ainda.
Saí de lá feliz, afinal, as férias foram longas, já era hora de voltar às aulas!