terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Da importância de cuidar

Marcamos uma consulta com a oftalmologista no mês passado, por sugestão da minha irmã. Nessa consulta, a oftalmo constatou a necessidade de um colírio para aumentar a dilatação da pupila do Pedro. A usar duas vezes por semana. Duas semanas após, ao encontrar com o Pedro, minha irmã se assustou. A pupila estava dilatada demais! Como ela é médica, viu logo. Eu, apesar de ser a mãe, nem desconfiei. Corremos na oftalmo, que pediu para suspender o colírio.
Essa historinha é só para dizer da importância de observar nossos filhos. É fundamental que nós, pais ou tios ou amigos ou quem quer que ame a criança, estejam atentos. Sempre atentos. Porque por mais que confiemos nos profissionais, seja o pediatra ou a oftalmo, sempre precisamos de acompanhamento, da observação.
Do cuidado. E só o amor é capaz desse cuidado.
...
Depois desse episódio, ficou marcada para hoje uma consulta com a oftalmo, para aferição do grau. Foi necessário, então, refazer o teste Teller (aquele das placas cinzas que medem a acuidade visual). Não houve alteração do teste passado, ou seja, provavelmente há necessidade de interferir no grau mesmo do Pedro. E também porque ele anda muito, mas muito irritado com o tampão e com o óculos.
Fiquei muito aflita com o resultado inalterado do Teller. Para mim, esse teste é fundamental, porque mede a capacidade de "ver" do Pedro. Ou seja, o quanto ele utiliza o olho, o quanto ele é capaz de desenvolver a visão no olho direito, porque é fundamental nesse início de vida que ele desenvolva essa visão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário