quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Saúde na gravidez

Estivemos agora há pouco fazendo um ecocardiograma no Pedro. A pedido do pediatra. Ele já tinha feito uma vez, com um mês e pouco, pois o o pediatra ouviu um pequeno sopro no coração. Na época, o cardiologista não viu nada e nos deixou tranquila.
Na última consulta, eu perguntei ao pediatra se ele ainda ouvia o sopro. E ele confirmou, pediu outro exame, mas que de antemão disse que muito provavelmente não seria nada.
Então lá fomos nós.
Apreensão, expectativa, medo.
Pedro não deixa fazer o exame acordado, temos que dar um remedinho para ele dormir. Coração na mão.
O cardiologista nos tratou maravilhosamente bem. Foi muito profissional e ao mesmo tempo atencioso e detalhista. O que o Pedro tem é realmente um sopro, mas que tenderá a desaparecer e que não afeta nem afetará em nada a vida dele. No fundo, eu já desconfiava disso. Meu sexto sentido de mãe se confirmou
Só o que me deixou cabreira foi ele dizer que provavelmente isso se tenha acontecido por uma infecção na gravidez. Comentamos da catarata e aí sim ele confirmou mais uma vez.
Poxa, que importante mesmo é uma gravidez saudável. Considero que a minha tenha sido saudável, até porque meu obstetra é muito preciosista e sempre me pedia variados exames. Fiz exercícios regularmente, não bebi, não fumei (nem nunca fumei), controlei minha tireóide direitinho, me mantive dentro do ganho de peso ideal. A única coisa que "pegou" foram as infecções de garganta. Aí realmente tive umas três, que eu me lembre. Passei a gravidez quase toda numa espécie de gripe, ou rinite, ou faringite. Sei lá. Só sei que fui ao otorrino umas quatro vezes, até fiz alguns exames para ver se tinha alguma bactéria, mas nada foi detectado. Imagino que em algum momento isto tenha feito mal ao Pedro de alguma forma que desconheço (e pelo visto os médicos também). Isso me deixa triste demais, mas ao mesmo  tempo fico feliz de termos condições de cuidar dele. Maridão sempre diz isso. É um consolo, mas aquela pulguinha atrás da orelha e pensar no que eu  poderia ter feito diferente e se isso mudaria alguma coisa na vida dele me deixam assim, meio assim, sei lá.
Por isso é tão importante, importante MESMO ter uma gravidez saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário